Redação Dissertativa


INVESTIMENTO INÓCUO

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/ana-cec%C3%ADlia-romeu-pol-favol-1.502448, Ana Cecília Romeu


Em meio aos debates sobre a distribuição dos royalties do petróleo, a presidenta da República afirmou em reunião com governadores que todo este dinheiro proveniente do pré-sal deveria ser investido em Educação, ou não resolveríamos o problema. Mas qual? A estrutura curricular, os programas de ensino, a metodologia aplicada e a formação dos professores estão fora de época. O problema é de todo o sistema educacional.

O Brasil passou 450 anos imitando a Europa e há 60 anos copia os Estados Unidos. A realidade é que os dois modelos estão com sérios problemas, e o Brasil precisa se convencer de que deve escolher o seu modelo, olhar-se no espelho, observar a própria fisionomia e decidir. Não há que imitar ninguém. A educação sofre do mesmo problema: ela também imita.

Se observarmos os últimos dados do Ideb, verificaremos que, no Ensino Médio, as metas serão atingidas apenas em 2053! Isso significa que esta e a outra geração estarão perdidas. Vale dizer que os idosos do futuro não terão quem os sustente. Não atingimos meta alguma quanto à conclusão na idade certa nos ensinos Básico e Médio. Alguns estados só conseguem que 24% de seus alunos concluam o Ensino Médio aos 19 anos. Só aos 16 anos é que atingimos percentual satisfatório para a conclusão do Ensino Fundamental. Com isso, a educação custa o dobro, os professores ganham a metade, e o país não progride.

Portanto, aplicar as verbas do pré-sal neste modelo é suicídio. O que se auferir como verba nova para a Educação deverá ser aplicado na desconstrução deste modelo seriado, cartesiano e nada criativo. Professores precisam de melhor formação, a cobrança de eficiência nas escolas deverá ser exigida, assim como assiduidade quanto aos compromissos docentes. Se não tivermos outros programas, outros currículos, outros mestres e outra escola, de nada adiantará o investimento.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 849: Tema: educação.Tópicos: redação dissertativa pronta, royalties do petróleo, pré-sal, estrutura curricular, metodologia de ensino, formação dos professores , sistema educacional, ensino médio, ensino básico, aluno, ensino fundamental, formação de professores, formação do professor, eficiência nas escolas, docente, mestre, escola, colégio..



Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.