Redação Dissertativa


RIO SOB TENSÃO

Fonte: http://odia.ig.com.br/Marcos Espínola


Na qualidade de quem acompanha a segurança pública no Rio há 28 anos, a percepção que tenho é que estamos dentro de um caldeirão que está fervendo e pode transbordar a qualquer momento. A falta de planejamento para uma etapa seguinte da implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), aparentemente, está aparecendo agora, com o aumento considerável da criminalidade.

Os últimos dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados nesta semana, comprovam que os números de assassinatos, roubos a coletivos, pedestres, veículos e estabelecimentos dispararam, num reflexo claro do momento conturbado em que vive a segurança do estado. Já foram mais de 30 UPPs instaladas, no entanto, a migração dos bandidos que até então ocupavam tais comunidades ficou descontrolada e a onda de criminalidade no asfalto se acentuou. Esse impacto pode ser percebido na violência em toda a Cidade, além da Baixada Fluminense e Região dos Lagos que têm recebido esses novos “moradores”.

Além disso, por conta de inúmeras manifestações, oriundas das mais variadas frentes da sociedade, o clima na cidade ficou tenso, com a sensação constante de que haverá um novo quebra-quebra e confronto entre polícia e vândalos que, em verdade, ninguém sabe por que lutam.

Em ambas as situações quem fica a mercê da própria sorte é a população de um modo geral, incluindo as polícias que, cada vez mais, ficam expostas seja diante de facções criminosas, seja de black blocs travestidos de manifestantes. Estamos todos no mesmo caldeirão que cada vez mais fervilha. E tudo isso às vésperas de uma Copa do Mundo e de eleição. Precisamos de medidas enérgicas para que possamos resgatar a ordem e a paz social. Ainda vem muita tensão por aí.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 1022: Tema: segurança pública.Tópicos: redação dissertativa pronta sobre planejamento, Unidades de Polícia Pacificadora, UPPs, redação dissertativa sobre criminalidade, assassinatos, roubos a coletivos, bandidos, redação pronta sobre violência, manifestações, quebra-quebra, confronto entre polícia e vândalos, facções criminosas, redação dissertativa pronta sobre black blocs, manifestantes, Copa do Mundo, eleição, ordem social, redação dissertativa sobre paz social.



Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.