Redação Dissertativa


A DEFESA DA VIDA E A SALVAÇÃO DAS CRIANÇAS

Fonte: http://odia.ig.com.br/Hamilton Werneck


Foram inúmeros os casos com que lidei, como professor, orientador ou coordenador em escolas, envolvendo parturientes menores de idade que conceberam antes do casamento. Houve as que praticaram ‘produção independente’, ou aquelas cujos namorados não desejassem o casamento e sequer assumir a criança.

Costumo dizer que ganhei batalhas e perdi algumas. O episódio da adolescente que me fora solicitado pela própria mãe para que a orientasse a evitar filhos e que veio, à revelia de todos os conselhos, praticar o aborto, falecendo devido a uma infecção generalizada, pode ser considerado um caso perdido.

Outros casos foram batalhas ganhas, mesmo contra pais de adolescentes e a opinião pública, daquelas que se vestem de falso moralismo. Conheci pessoas que ficavam perscrutando tudo o que fosse possível para ver se conseguiam descobrir quem estava grávida na escola.
Certa vez segurei quanto pude, mesmo contra a vontade do pai de uma adolescente, um aborto que ele desejava que a filha fizesse. Ela, convicta, não o praticou.

Esta era a prática de quem lia em textos sagrados “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”! Grande frase a do Papa Francisco, cheia de bondade e de acolhimento, que me conforta no ponto mais extremo de defesa da vida e da mãe: “Não existe mãe solteira, existe mãe”! Aí está o grande valor da mulher que diante de todas as vicissitudes foi capaz de defender a vida. Isto não tem preço, nem pode ser avaliado aos olhos do Criador.

Muitos anos se passaram para que me sentisse reconfortado com frase tão singela e, ao mesmo tempo, tão grávida de conhecimento e amor humanos.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 1005: Tema: a vida.Tópicos: redação dissertativa pronta, rofessor, orientador, coordenador em escolas, parturientes menores de idade, concepção antes do casamento, namorado, redação dissertativa pronta sobre casamento, assumir a criança, adolescente, mãe, evitar filhos, conselho, redação dissertativa pronta sobre aborto, pais de adolescentes, opinião pública, falso moralismo, redação dissertativa pronta sobre grávida na escola, pai de adolescente, textos sagrados, bondade, defesa da vida, redação dissertativa pronta sobre mãe solteira, valor da mulher, vicissitudes, preço da vida, redação dissertativa pronta sobre adolescente grávida.



Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.