Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa

TRÁFICO DE PESSOAS: MJ ELABORA PLANO

Fonte: Correio do Povo


O governo federal, por meio do Ministério da Justiça (MJ), está elaborando uma nova iniciativa de combate ao tráfico de seres humanos. O Segundo Plano Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas terá seu lançamento até o final de 2011, conforme informações do coordenador de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça (MJ), Ricardo Lins. Conforme o dirigente ministerial, há um grupo de trabalho que está ativo na montagem do plano, com conclusão prevista para outubro. Nele, haverá diretrizes para as ações de repressão, prevenção e atendimento às vítimas dos delitos mais comuns nos casos de tráfico de pessoas.

Segundo Lins, alguns desses crimes têm sido constatados com frequência. Entre eles, tráfico de pessoas para exploração sexual e prostituição, tráfico de órgãos, tráfico de pessoas para trabalho em regime de escravidão ou para labor forçado. Diversas pesquisas têm apontado o Brasil como rota desses tipos de crimes, tanto para origem como para destino das pessoas conduzidas de forma ilegal, seja por coação, seja por falsas promessas.

O primeiro plano formatado pelo governo federal levou a mais ações de capacitação dos agentes públicos e a um incremento nas campanhas de prevenção. Também foi constatado um aumento no número de denúncias e de inquéritos elaborados pela Polícia Federal para investigar as ações de traficantes, e a estrutura de apoio às vítimas foi aperfeiçoada. O plano em gestação reforçará o que já foi feito anteriormente.

O Brasil tem compromissos internacionais pela defesa da dignidade humana, compromisso esse também insculpido na Constituição federal. Dessa forma, realizar ações permanentes de repressão às condutas de traficantes de seres humanos é um imperativo para o poder público e para a sociedade. Essa prática de tratar pessoas como mercadorias é uma barbárie que precisa ser totalmente erradicada.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 435: Tema: crime. Tópicos: traficantes de seres humanos, tráfico de pessoas, tráfico de órgãos, trabalho escravo, prostituição, exploração sexual.