Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


A CULTURA DA HONESTIDADE

Fonte: Diário Catarinense


Por mais pretensiosa que pareça a hipótese de os brasileiros copiarem o comportamento dos japoneses em situações de tragédias coletivas é, no mínimo, inspiradora a postura da população do país destroçado por um desastre natural e sob a ameaça de uma hecatombe nuclear. É comovedora a lição que os japoneses transmitem ao mundo, ao preservarem, em meio ao caos e às expectativas de que a situação ainda pode piorar, condutas cotidianas de disciplina, espírito comunitário e, em especial, de honestidade. Relatos de correspondentes estrangeiros têm exaltado o fato de que o desespero dos japoneses não se traduz nunca em comportamento antissocial. Não há saques, ninguém se apropria do que não é seu, não se registram conflitos.

A síntese da postura da população está na mensagem que o imperador Akihito transmitiu ontem, pela TV, numa de suas raras manifestações desde que assumiu, há 22 anos. Disse o imperador que a nação deve perseverar, manter a noção de coletividade e, principalmente, ampliar a capacidade de uns ajudarem os outros. Como uma nação competitiva mantém intactos valores seculares?

Muitos fatores são listados como explicação: a cultura milenar, a religião, o forte sentido de família, a qualidade de vida e, o que mais importa, a educação. No Japão, as crianças são educadas e formadas sob rígidos princípios de lealdade, honestidade e honra, o que resulta no comportamento que qualquer povo, independentemente de heranças culturais e peculiaridades econômicas e sociais, pode, sim, imitar. Poderiam, igualmente, ser inspiradoras as virtudes de um país onde as leis são respeitadas, onde a população confia nas respostas do setor público às suas demandas e onde o interesse comum é exacerbado em momentos de crise e de sofrimento.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 316: Tema: cultura japonesa.Tópicos: situações de tragédias coletivas, a lição que os japoneses transmitem ao mundo, conduta de honestidade.