Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


A ONDA VERDE

Fonte: Diário Catarinense, Gilberto Wiesel


Já faz certo tempo que os alertas soaram quanto às condições decadentes da natureza e aos males que a humanidade tem causado ao planeta em que vivemos. Desde então, o assunto permeou por entre a mídia e pelo mundo, e a nova onda da sustentabilidade já não é mais tão recente assim. Porém, em meio ao enorme montante de informações sobre o tema, estudos comprovam que sim, a causa verde é a maior tendência do nosso tempo, mas isso só é realidade na teoria. No Brasil, só 8% da população já ouviu falar ou tomou alguma atitude. Contudo, o que mais chama a atenção é o fato de que a maioria dos envolvidos é atraída antes pela economia que a sustentabilidade proporciona do que pela consciência ambiental. Ou seja, o ponto principal ao se limpar a calçada de casa com a vassoura, e não com água, é a redução da conta ao final do mês.

Deixando de lado a questão sobre de quem é a responsabilidade em conscientizar a parte ausente, e até mesmo a envolvida na causa, o fato é que a sustentabilidade e a diminuição no consumo desenfreado são absolutamente necessárias no contexto atual e futuro da humanidade. Se, afinal de contas, a onda verde não é passageira, pelo bem do planeta e também de suas empresas, os empresários podem e devem ser agentes da conscientização. Engajar clientes, através de uma comunicação clara sobre os prejuízos causados e sobre o que é realizado para reduzi-los, acrescenta credibilidade e agrega valor ao seu negócio.

As iniciativas podem ser geradas por empresas de qualquer tamanho e de inúmeras maneiras, seja na produção, em mudanças no espaço físico, na rotina ou nos investimentos. Os lucros devem e continuarão a ser o primeiro foco nos esforços do mercado, mas a questão ambiental passará, pouco a pouco, a ser o que destaca um negócio em meio a tantos outros, e é questão de tempo até que os executivos e empresários necessitem assumir uma postura sustentável definitiva.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 186: Tema: natureza.Tópicos: redação dissertativa pronta, consciência ambiental, questão ambiental, sustentabilidade, condições decadentes da natureza.